O núcleo de uma usina hidrelétrica típica é a turbina. À medida que a água corre pelo conduto forçado em seu caminho do reservatório para a saída, ela circula pelo rotor da turbina.
As turbinas hidrelétricas giram lentamente, normalmente a uma velocidade operacional de 75 a 1000 rpm. Muitas vezes, as turbinas precisam operar com carga parcial para atender às demandas flutuantes de eletricidade. Esta operação de carga parcial pode aumentar o potencial de pulsações de pressão de água, turbulência e cavitação. Os componentes do rotor são propensos a fadiga e danos por causa da vibração errônea causada por essas flutuações.
Além dos componentes do rotor, eixos e rolamentos de turbinas e geradores também são propensos a vibração. Essas vibrações podem ser falhas, incluindo desbalanceamento, desalinhamento, fadiga e/ou sobrecarga do rolamento e lubrificação insuficiente do rolamento.
A vibração excessiva da turbina em usinas hidrelétricas pode causar falhas catastróficas.
Evite o desastre instalando sensores de vibração nas turbinas hidroelétricas. A nova página de aplicações sobre monitoramento na geração de energia hidrelétrica da Linha Industrial da PCB Piezotronics pode lhe fornecer assistência na seleção e fixação dos sensores e outros produtos.